Conhecendo a vontade de Deus

por 17:27 0 comentários

“Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações” (Jeremias 1.5)

      Iniciamos, agora, nossas meditações no livro do Profeta Jeremias. Este homem recebeu de Deus uma missão quase impossível, de tentar levar seu povo a observar a lei divina, numa época de catástrofe nacional e espiritual. Por causa dessa missão, ele foi rejeitado, odiado e perseguido pelo povo a quem ministrava as bênçãos de Deus. Mas a Palavra de Deus a ele tem um significado muito especial, a quem está passando por momentos de aflição e angústia de alma. Mesmo que seu chamado seja para outro ministério, observe bem o que Deus fala nesse texto.
      Na primeira parte do versículo, Deus afirma que conheceu o profeta “antes que eu te formasse no ventre materno”. Isso também se aplica a nós, e precisamos reafirmar esse fato ao nosso coração aflito. O Senhor que nos acode não é algum desconhecido, que precisa de tempo para nos entender. Pelo contrário, foi Ele quem nos formou no ventre materno, e nos conhece antes mesmo de nascermos, como afirma, maravilhado, o rei Davi: “Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda (Salmo 139.13-16). Quando a aflição bater à porta, não permita que seu coração entre em pânico, mas submeta-se a este Deus, que te conhece desde a eternidade. Ele conhece perfeitamente a sua estrutura, e sabe que você é pó (Salmo 103.14).
      Na segunda parte do versículo, Deus afirma que há um propósito na vida de cada um de nós. No caso específico de Jeremias, ele nasceu para ser profeta num contexto muito difícil. No seu caso, é preciso que você tenha convicção do seu lugar no Corpo de Cristo, porque Deus te criou com o objetivo de ser útil nas mãos Dele. Um comentarista bíblico disse, certa vez: “Aquilo que somos é um presente de Deus para nós, e o que fazemos com isso é nosso presente para Deus”. Será que sua aflição contínua não se dá em virtude de você estar fugindo da presença de Deus? Lembre-se do exemplo de Jonas, que passou por grandes tribulações, porque estava fugindo do chamado de Deus. Se esse é o seu caso, faça a oração daquele profeta: “Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz” (Jonas 2.2).
Sou diretor de um Seminário, e não raras vezes recebemos alunos que passaram por aflições, que não cessaram, enquanto não atenderam ao chamado de Deus. Ore para que seu pastor seja instrumento nas mãos de Deus, para orientá-lo sobre o ministério para o qual você foi salvo.


Rev. Saulo Carvalho

0 comentários :

Postar um comentário