Revisando nossa vida e nossas prioridades

por 11:33 0 comentários

“Portanto, assim diz o SENHOR: Se tu te arrependeres, eu te farei voltar e estarás diante de mim; se apartares o precioso do vil, serás a minha boca; e eles se tornarão a ti, mas tu não passarás para o lado deles.” (Jeremias 15:19)

Após um período sem ver um antigo amigo, eu o reencontrei e ele estava bem mais magro. Perguntei-lhe sobre o segredo daquele emagrecimento, e ele disse que estava fazendo caminhada todos os dias, sem exceção. Como ele sempre afirmava não ter tempo para se exercitar, perguntei-lhe como resolveu isso, e ele contou seu segredo: o médico cardiologista disse que ele teria, no máximo, seis meses de vida, caso não fizesse exercícios físicos regularmente. O problema não era a falta de tempo, mas a falta de prioridades.
No texto de hoje, o profeta fala de um assunto muito comum a todos nós, e que se constitui numa constante fonte de aflições: a falta de foco e de prioridades em nosso planejamento pessoal.
Na verdade, Deus estava fazendo uma repreensão ao profeta nesse texto. Jeremias era humano e tinha seus defeitos, mas pelo menos ele os admitia honestamente a Deus. Em vez de encobrir seus verdadeiros sentimentos com piedade, derramou seu coração diante do Senhor, e Ele respondeu. Nessa resposta de Deus é que temos a direção para resolver o problema de nossa aflição.
Deus orienta acerca de duas coisas importantes, que devemos sempre ter em nossa vida. A primeira é o arrependimento: “Se tu te arrependeres, eu te farei voltar e estarás diante de mim”. Se a origem de suas aflições é em um estilo de vida longe de seu Senhor, então você precisa voltar atrás. Isso é o que está implícito no arrependimento: um retorno para Deus, independente de quanto você tenha se distanciado dele. Muitas de suas aflições são decorrentes do esfriamento espiritual, e não adianta buscar a bênção de Deus, de forma distanciada do Deus da bênção. Tendo o devido arrependimento desse estilo de vida, o Altíssimo te conduzirá de volta e estarás diante dele.
A segunda coisa importante, é que precisamos ter critérios bem definidos em nossa vida: “se apartares o precioso do vil, serás a minha boca”. A ideia de ser a “boca de Deus”, diz acerca de ser um instrumento de bênção na vida de outras pessoas, que estão precisando de uma palavra de Deus. Perceba que, ao voltar para Deus, haverá uma reversão em sua vida de tal forma que você sairá de uma pessoa aflita e angustiada, para se tornar uma pessoa abençoadora de outros. E é isso mesmo: suas experiências em seus momentos de aflição ainda servirão para mostrar a outros a ação da boa mão de Deus. Mas para que isso aconteça, ele diz que você tem que aprender a separar “o precioso do vil”. Isso implica em saber que “todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam” (I Coríntios 10:23).
Em seus momentos de aflição, analise cuidadosamente sua prática diária, e verifique se você não está precisando reorganizar suas prioridades de vida, a fim de abandonar as práticas que, mesmo sendo lícitas, não trazem nenhuma edificação.


Rev. Saulo Pereira de Carvalho

0 comentários :

Postar um comentário